Transito BH x Vila da Serra x Nova Lima x MG030. Desafios e Alternativas

MOBILIDADE URBANA. COMO FICARÁ O TRANSITO NO VILA DA SERRA?

22/08/17 | Bairro Vila da Serra | Nenhum comentário

Transito no Vila da Serra

Congestionamentos não são exclusividade do bairro Vila da Serra. Este é o preço que pagamos por viver em grandes centros urbanos no Brasil, com pouquíssimo investimento em infraestrutura e transporte público.

No caso do Vila da Serra, a maior dificuldade é para quem trabalha no bairro ou em Nova Lima e mora em BH. O morador do Vila da Serra sofre menos com este problema pois, normalmente, pega o fluxo inverso do congestionamento quando sai para trabalhar e quando volta para casa no fim do dia.

Para quem tem flexibilidade de horário fica ainda mais fácil pois pode planejar seu deslocamento evitando os horários de pico e os principais gargalos da região, como o trevo do BH Shopping.

transito no vila da serra

Diferente de outros bairros, ainda existem alternativas que estão sendo estudadas para minimizar o impacto negativo do transito no Vila da Serra.

Uma das alternativas é fazer uma grande Avenida na antiga estrada de ferro que divide o Belvedere do Vila da Serra, ligando o bairro ao alto da Av Afonso Pena, próximo ao Parque das Mangabeiras. É uma solução cara mas aparentemente viável já que a estrada de ferro já existe e está inativa. Difícil é calcular o impacto ambiental de um projeto como este que passaria dentro de áreas de preservação. Em minha visão, o futuro passa por aí. Na outra extremidade, esta estrada ligaria o Vila da Serra até o Barreiro.

Fotos do Vila da Serra

Outra opção, já aprovada, é a melhoria do trevo do BH Shopping. O local foi contemplado em acordo assinado pelas prefeituras de BH e de Nova Lima, Ministério Publico de Minas Gerais e Associação dos Empreendedores dos Bairros Vila da Serra e Vale do Sereno (AVS), que prevê a destinação da compensação financeira devida pela construção de empreendimentos imobiliários com algum tipo de impacto à realização de obras viárias que beneficiam os dois municípios. Desta forma, deverá ser implantado no trevo do BH Shopping, o sistema DDI (do inglês Diverging Diamond Interchange) que abrange a inversão de mãos e instalação de novos semáforos e adaptações nas alças e vias da região.

Estão em andamento, também, melhorias no acesso para a Av Oscar Niemeyer (antiga 6 Pistas), na trincheira, junto à Rua Ministro Orozimbo Nonato, com instalação de sinais de trânsito, novas sinalizações e mudanças na circulação. Outro ponto que deve passar por intervenções é a rotatória na Alameda do Morro com Av Oscar Niemeyer, em frente ao Olympus, onde serão instalados semáforos e nova sinalização. Ainda na Av Oscar Niemeyer, foram feitas mudanças nos estacionamentos para dar mais espaço aos veículos em circulação.

vila da serra congestionamento

Com estas obras pretende-se melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram, trabalham e transitam no Vila da Sera além de tornar a região mais valorizada.

 

Mas não se iluda! Problemas de trânsito continuarão existindo enquanto não for feito um alto investimento na infraestrutura de transporte público e na mentalidade atrasada dos políticos do nosso país.

15 Razões para você comprar apartamento no Vila da Serra

 

Se você tem vontade de vir morar no Vila da Serra mas tem algum receio desta logística no seu dia a dia, entre em contato comigo! Será um prazer poder te ajudar a tomar esta decisão:

31 9 9994-2839 (Cel e whatsapp)
Ronaldo Roscoe

imobiliaria vila da serra

 

…………………………………………………………………………………………………
Vale a pena investir em imóveis no Vila da Serra:
Morar em um bairro bem localizado, com boa estrutura e segurança é o que todo mundo busca. O valor do m² e do IPTU no Vila da Serra ainda são mais baixos se comparados com bairros da Zona Sul de Belo Horizonte. Tranquilidade junto às montanhas de Nova Lima e proximidade de Belo Horizonte: O Vila da Serra está localizado a 15 minutos do centro de Belo Horizonte, colado no BH Shopping. Infraestrutura completa: O Vila da Serra possui grande variedade de serviços e comércio: Escolas, hospitais, clinicas medicas odontológicas, bons restaurantes, drogarias, supermercados, etc.

Compartilhe este post!

Deixe seu comentário